Casa ou apartamento: o que é melhor para você?

Cada um tem o seu gosto, isso não é nenhuma novidade. Mas na hora de decidir se prefere casa ou apartamento, é importantíssimo decidir aquilo que é melhor para você e sua família. Quer ajuda na decisão? Confira aí!

As diferentes liberdades

Uma das coisas que faz com que as pessoas geralmente não se adaptem à vida em apartamentos é a rigorosidade das regras de condomínio — ou mesmo um síndico muito exigente. Normas como silêncio após certo horário, restrições ao uso das áreas comuns, limite de convidados, participação obrigatória em reuniões de condomínio, dentre outros, podem incomodar extremamente àqueles de espírito livre. Nas casas, ao contrário dos apartamentos, os vizinhos costumam ficar mais distantes, além de as regras serem estabelecidas unicamente por quem vive no recinto — respeitando, obviamente, o convívio em comunidade. Assim, se privacidade e liberdade são muito importantes para você, considere adquirir uma casa.

Os tipos de vizinhança

Se por um lado ter vizinhos muito próximos pode te causar alguma dor de cabeça, é muito mais fácil estabelecer laços de amizade. Se você tem filhos pequenos ou adolescentes, eles com certeza gostarão do convívio dentro de um condomínio, já que podem aproveitar as áreas de lazer para interagir com outros moradores de mesma idade. Caso você seja uma pessoa comunicativa, tenha facilidade para conviver harmoniosamente e fazer amizades, a interatividade é um ponto forte nos apartamentos, não tão presente nas casas.

O conforto e a praticidade

Famílias grandes costumam preferir as casas aos apartamentos, uma vez que são disponíveis mais cômodos e área externa nesse tipo de imóvel, o que resguarda o espaço individual de cada um.  Os apartamentos, por serem geralmente menores, são mais práticos para aqueles que não querem se preocupar muito com arrumação de grandes espaços e manutenção das coisas no lugar.

Contato com ar puro

Há pessoas que não abrem mão do contato com a natureza. Gostam de cuidar de plantas, de ter animais de estimação, de olhar o céu, de praticar esportes ou mesmo apenas de poder relaxar ao ar livre. É uma necessidade ter espaço aberto para se refugiar. Se você é uma dessas pessoas, morar em apartamentos não é muito indicado, já que o ambiente fechado pode se tornar algo negativo, transmitindo ao morador uma sensação de restrição.

Maior segurança

Os apartamentos costumam ser mais seguros que as casas, uma vez que contam com mais aparatos de segurança, geralmente, dispõem de porteiro, podendo ainda contar com o fato de que qualquer perturbação alertará aos vizinhos. A única alternativa para as casas quanto a segurança proporcionada pelos apartamentos é um condomínio residencial fechado.

O condomínio x a manutenção

No plano financeiro, as casas costumam ter menos despesas no início, já que quem mora em apartamentos precisa pagar a taxa de condomínio, que pode chegar a valores absurdamente altos. Por outro lado, com o desgaste, a casa passa a precisar de manutenção, algo que os moradores de apartamento não precisam se preocupar, uma vez que isso já está incluso na taxa de condomínio. Desta forma, os gastos com condomínio e manutenção da casa acabam sendo muito parecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *