5 dicas de como usar as cores para renovar o astral da casa

Seja usado para descanso ou atividades de lazer com aqueles que amamos, nosso lar é um recanto único e especial. Portanto, merece todo um cuidado com o uso de cores novas e elementos decorativos. Por isso, falaremos de cores para pintar as paredes e também de elementos decorativos.

Já procurou saber quais as melhores cores para decorar o lar? Confira algumas ideias de cores para renovar o visual de cada cômodo da casa!

1- Saiba por que usar cores para decorar

Há momentos na vida que precisamos do benefício da mudança e da renovação e isso pode estar relacionado com a composição das áreas da moradia. Uma decoração bem planejada faz cada cômodo da nossa casa ter um visual único e personalizado, já que alia o bom gosto com as preferências pessoais.

O que transforma os espaços internos em áreas habitáveis de qualidade, entre tantos itens importantes, são as cores utilizadas. Embora pareçam simples elementos de decoração, elas têm o poder de transmitir diferentes sentimentos. A partir de cada tonalidade escolhida, é possível garantir efeitos com objetivos bem específicos e que vão muito além de gosto pessoal.

2- Conheça as cores da tendência

Para os mais antenados e dispostos a mudar de acordo com a tendência, indicamos as cores da tendência! Apresentamos o rosa quartz e o azul serenity, duas tonalidades clarinhas e super simpáticas para qualquer ambiente da sua casa.

Ambas as cores representam a igualdade de gênero e têm a capacidade de adicionar tranquilidade e bem estar onde estão presentes. Perfeitas para casais que desejam um refúgio tranquilo após a correria diária!

O rosa quartz é uma cor delicada e esbanja atitude, não competindo com a atenção do ambiente, sendo ideal para paredes inteiras ou elementos de apoio, como mobília, almofadas e objetos. Já o azul serenity, lembra o aspecto suave de um céu limpo e iluminado, podendo estar presente em espaços para o relaxamento, como salas e ateliês.

As duas cores juntas

Se quiser usar as duas cores em um mesmo ambiente, vá em frente! Só tome o cuidado de complementar o visual com elementos em tons mais escuros. Quando usadas sozinhas, a cores lembram o estilo retrô com toda a sua delicadeza, sendo ideais para compor a decoração de espaços infantis, como os quartos dos bebês.

2. Dedique uma combinação única para cômodos especiais

Além das cores preferidas mencionadas, você pode compor com outras boas apostas do ano. São elas o amarelo, cinza e diversas tonalidades de azul.

Se você tem um cômodo preferido e quer transformá-lo com as cores, aposte na predominância de bases acinzentadas (nunca saem de moda) ou em tons de azul escuro. Este último promete ser o substituto perfeito para o preto e fica muito bem quando combinado com cores mais vivas, como o amarelo.

Amarelo e vermelho

A vantagem do amarelo é que também pode estar presente na iluminação trazendo aconchego e calor para o espaço interno. Em alternativa à mobília escura, você pode abusar das tonalidades vermelhas e do marsala, que mantêm seu destaque no design atual.

3. Capriche nos detalhes e acabamentos

Se você optar por manter a tendência das cores neutras nas paredes, poderá se dedicar aos detalhes em maior quantidade. Em espaços domésticos, elementos de acabamento são importantes para trazer o toque caseiro e exclusivo de cada morador.

Aposte em sancas mais lisas e modernas, evitando qualquer rebuscamento que torne o visual pesado. Se quiser quebrar a monotonia das paredes, espiche o rodapé.

Hoje, existem modelos maiores no mercado (entre 15 e 20cm de altura) e disponíveis em materiais de tonalidades próprias, como a madeira e cerâmica. Outra possibilidade para trazer mais elementos no espaço é investir em uma iluminação indireta com diversos pontos sobre o forro. Você consegue esse efeito com a instalação de spots e cordões luminosos que, além de auxiliarem na decoração, garantem conforto visual e sofisticação ao espaço.

4. Use tecidos com textura e estampas coloridas

A dica é não se prender ao padrão do momento, mas ter conhecimento de que nem todas as tonalidades que lhe agradam ficam bem naquele cômodo.  Hoje, a principal vantagem de manter paredes em tons pastel é que você pode abusar das texturas e estampas coloridas nos tecidos.

Cortinas e tapetes pedem cores quentes para ambientes rústicos, enquanto as cores frias proporcionam um visual mais limpo e contemporâneo. Entre as estampas, as listras são preferência atual para compor com almofadas e estofados de variados modelos e tamanhos.

5. Complemente com móveis e elementos decorativos

Para quem curte objetos decorativos, vale usar itens importantes da família na composição do espaço, principalmente nas paredes. Quadros, esculturas, artes e folhagens são indispensáveis em um ambiente doméstico, pois ajudam a trazer o toque pessoal dos moradores para cada cômodo.

Se a planta da casa é mais livre, trabalhe a transição de diferentes áreas com mobiliários de apoio, como poltronas e bancadas. Tanto para os acessórios de decoração quanto para os móveis, a tendência é apostar nos materiais de acabamento metalizado e levemente brilhante. Em conjunto com as cores mais suaves, eles garantem requinte e sofisticação para qualquer espaço da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *